A magia da contação de história - Eloquência

A magia da contação de história

chapeu vermelho contação de história

Em 2009 o jornalista Rob Walker queria descobrir o quanto contação de histórias é uma ferramenta poderosa.

Para fazer isso, ele foi em seu computador e gastou US $129 comprando uns 200 objetos na Ebay, e chamou 200 autores para fazer parte do estudo e pediu a eles para escrever uma história para cada objeto.

Depois ele colocou os objetos de novo a venda no Ebay, com as histórias nas descrições, e vendeu tudo por uns mil dólares!!!

VOCÊ TEM MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?

Receba por e-mail nosso guia gratuito sobre

​COMO VENCER ESSE MEDO:

1. Psicologia da contação de história

Como comenta David JP Phillips na palestra TED dele, isso é insano. Mas é ainda mais intelectualmente desafiador para entender como pessoas vão assistir filmes como James Bond que são absolutamente irrealistas, gostam muito do filme, deixam o teatro indo como Deus, se perguntando como poderiam ser mais como ele.

Então essa estranha revelação os atinge e aparece essa brilhante ideia de comprar o mesmo relógio Omega que o Bond. Eles pagam US $ 10.000 para colocar esse relógio nos seus pulsos.

DavidJPPhillips contação de história

Cada ano são 10,5 bilhões de dólares de receitas de colocação de produtos nos filmes. Quando você cai nessas chamadas publicitárias está fazendo um investimento emocional. A história contada criou emoções vinculadas ao produto.

Fazemos investimentos emocionais muitas vezes em nossas vidas, nesses momentos estamos menos críticos e menos objetivamente observadores. O maior investimento emocional de todos é se apaixonar por alguém.

Seu cérebro está inundado com neurotransmissores e hormônios que sequestram seu neocórtex, paralisando suas habilidades observadoras.

Contação de história pode produzir esse efeito, hormônios e neurotransmissores podem ser liberados, tais como vasopressina, oxitocina, endorfina, dopamina, serotonina.

Quando ouvimos uma história, partes do nosso cérebro são ativadas de modo que conseguimos encaixá-la dentro de nossas próprias ideias e experiências.

Se quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história. Dessas onde não faltem animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim – suave e docemente que se despertam consciências.

Jean de La Fontaine

É por isso que conteúdo transmitido em forma de narrativa ganha mais atenção das pessoas e demora mais para ser esquecido. Esse efeito acontece graças a um processo chamado de acoplamento neuronal.

2. Técnicas de contação de histórias

Toda boa história tem dois elementos essenciais: protagonistas e um conflito.

O conflito é essencial para criar tensão e manter as pessoas envolvidas na história.

As melhores histórias são aquelas onde os protagonistas correm riscos. Estamos esperando com muita atenção para ver quais são as decisões que eles vão tomar frente aos desafios.

Mas a menos que seja no cinema, tudo deveria ser autêntico, e você só deveria contar história que de verdade aconteceu na sua vida, ou nas vidas de pessoas que conheça.

As vezes você acha que aquilo não é interessante, ou pelo contrario é muito interessante, e quando você conta está produzindo o efeito contrário do que esperava. Isso porque existem técnicas como essa do conflito e dos riscos. Falarei sobre elas em outro artigo.

Contação de história é uma disciplina ancestral que voltou à moda com a sociedade de consumo, o desenvolvimento das neurociências e o marketing.

Foi descoberto que a contação de histórias tem efeito sobre algumas regiões do cérebro e provocava a emissão de neurotransmissores e hormônios, principalmente a dopamina, aumentando o foco e a memória.

Assim, nos lembramos melhor de uma mensagem se ela estiver acompanhada de uma história. A apresentação tem mais impacto.

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: