A técnica perfeita dos sábios e dos poderosos - Eloquência

A técnica perfeita dos sábios e dos poderosos

silêncio xadrez

Hoje em dia existe muito foco em comunicação, liderança, alta performance, persuasão, varias técnicas para nos destacarmos na vida.

Essas técnicas estão dando resultados, mas a eficiência e o valor delas dependem muito de um parâmetro pouco citado, que só os sábios sabem conscientemente usar. Vou revelar aqui qual é essa técnica.

1. Sucesso do desempenho pessoal

Coaching é uma prática que está fazendo muito sucesso no Brasil. Muitas pessoas procuram profissionais para encontrarem harmonia e sentido na vida ou para desempenharem liderança e performance no trabalho.

Já ouvi pessoas que passaram por um processo de coaching dizerem que as etapas e as ferramentas são simples e que as ajudaram a alcançar objetivos que pareciam difíceis.

“A simplicidade é o último grau de sofisticação” Leonardo Da Vinci

A mesma coisa acontece com oratória: é uma prática em expansão.

Vi muitos cursos se montarem desde que comecei a ensinar em 2003, para ensinar como vencer o medo de falar em público, ser eloquente, fazer apresentação de impacto, colocar a voz para fora.

Mas quantas pessoas ensinam essa sofisticação da eloquência, essa técnica perfeita que é o silêncio?

Às vezes alguém cria uma grande impressão por ter dito alguma coisa, e às vezes alguém cria uma impressão igualmente grande ficando calado.

Dalai Lama

2. São os mais sucedidos que fazem uso do silêncio.

Quando você entra em uma sala, a pessoa que instintivamente achará mais carismática será a pessoa mais sossegada, com a respiração mais lenta.

Pessoas carismáticas são inspiradoras porque são simples, independentes e não temem solidão e silêncio.

As pessoas que são realmente poderosas são muitas vezes as mais caladas. Cientes da força delas, usam a palavra sempre de uma forma moderada e benévola.

Podem preferir ficar caladas se acreditam que a situação pode “azedar”.

Os sábios gostam do silêncio para se ouvirem por dentro e pensar.

Já aconteceu com você de conversar com uma pessoa muito mais inteligente ou experiente que você em determinado assunto? Você acabou de dizer algo e ela dá uma olhada gentil e você já sabe que o que você falou estava errado ou pouco pertinente?

silêncio monge

Os sábios estão em um nível em que não precisam explicar cada detalhe, mas vão transmitir a essência do que você quer aprender.

No entanto, os sábios costumam também ser pacientes e ser humildes. Então você pode perguntar os detalhes se não quer procurar o caminho sozinho.

3. Silêncio combina bem com escuta

Aproveite não falar, para escutar seus pensamentos, seus sentimentos, sua respiração se está meditando, ou as palavras do seu interlocutor, com atenção.

Analise e sinta ao mesmo tempo o que ele quer comunicar, use empatia, e se algo não pareceu claro, pergunte ou reformule.

Faça silêncio, esteja disponível, aberto, não focado na sua imagem ou performance. As pessoas vão sentir em você um interesse real e vão também se interessar por você.

Eu não falei aqui de ficar calado o tempo todo. Não.

As outras técnicas são importantes.

Você deve colocar a voz para fora em algumas ocasiões, deve se esforçar todo dia em trocar palavras com um estranho, para reforçar autoconfiança, mas também agora poderá usar a arma dos sábios e dos poderosos quando achar que ela é adequada.

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: