BLOG - Eloquência

Gestos

gestos

Você já deve ter perguntado: O que fazer com as mãos em uma apresentação?

Muitas pessoas ao falarem em público não sabem o que fazer com as mãos.

Quando estamos à vontade em uma conversa as mãos fluem. Mas basta saber que se é o centro das atenções, que muitas pessoas ficam sem saber o que fazer com elas.

Continue lendo

A voz envelhece?

casal envelhecimento da voz

O processo de envelhecimento acontece com todos nós. Várias mudanças acontecem com o avanço da idade. O corpo apresenta os sinais das alterações de diversas funções.

Continue lendo

Prosódia

prosódia

Quando falamos produzimos efeitos bons ou ruins pela nossa postura, gestos, voz, dicção e  olhar.

Existem outros aspectos importantes que também produzem esses efeitos que é a Prosódia e o Ritmo, dando colorido ao discurso seja informal ou formal.

Continue lendo

A magia da contação de história

chapeu vermelho contação de história

Em 2009 o jornalista Rob Walker queria descobrir o quanto contação de histórias é uma ferramenta poderosa.

Para fazer isso, ele foi em seu computador e gastou US $129 comprando uns 200 objetos na Ebay, e chamou 200 autores para fazer parte do estudo e pediu a eles para escrever uma história para cada objeto.

Depois ele colocou os objetos de novo a venda no Ebay, com as histórias nas descrições, e vendeu tudo por uns mil dólares!!!

Continue lendo

Diferença entre voz e fala

diferença entre voz e fala

Você conhece a diferença entre voz e fala?

Algumas pessoas acham que é a mesma coisa mas não é.

Há pessoas que procuram um fonoaudiólogo achando que têm um problema de fala e na verdade tem um problema de voz e também acontece o contrário.

Continue lendo

Fracasso numa palestra TEDx

decorar apresentação TED

Simon de Baene, empreendedor sucedido canadense, sócio criador de 3 empresas de novas tecnologias, foi convidado em 2016 pela famosa organização TED para dar uma conferência na escola de negócios HEC Montreal.

Ele aceitou com honra e prazer e se dedicou a preparar a palestra dele. Ele era (e ainda é) do tipo que sempre improvisa seus discursos, um cara bastante eloquente, enérgico, falando com o coração, como ele gosta de dizer. Mas como os discursos na TED devem ser do máximo 18 minutos, e que a platéia seria composta de umas 200 pessoas cultas, ele decidiu ser exigente com ele mesmo e pela primeira vez decidiu escrever e decorar a apresentação dele.

Continue lendo

A minha voz é nasal?

voz nasal mulher

A voz é um som produzido na laringe com a vibração das pregas vocais (fonte glótica).

A laringe é um tubo alongado que situa-se no pescoço dentro do qual estão as duas pregas vocais. Elas estão em posição paralela ao solo. Quando produzimos a voz elas se aproximam e vibram, produzindo um som.

É esse som que é produzido na laringe é similar à um ruído de um barbeador elétrico.

Existe um sistema de ressonância Continue lendo

1 2 3 4
×