Como gostar de falar em público - Eloquência

Como gostar de falar em público

falar em público palestra

Muitas pessoas dizem que não gostam de falar em público e que falam por uma necessidade ou obrigação.

Escolhem profissões em que precisam se expor, mas na hora da exposição sofrem e preferem dizer que não gostam de falar em público.

Alguns profissionais delegam a um colega porque preferem não se expor.

VOCÊ TEM MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?

Receba por e-mail nosso guia gratuito sobre

​COMO VENCER ESSE MEDO:

Um exemplo disso é um advogado que não faz sustentação oral e pede à um colega para fazê-lo em seu lugar.

Outro exemplo é um estudante que em trabalhos em grupo prefere fazer toda a parte escrita sozinho para em troca não precisar apresentar.

Acontece que transferir para outra pessoa o que seria de responsabilidade da própria pessoa gera uma grande frustração.

Por que muitas pessoas não gostam de falar em público?

A insistência em dizer “eu não gosto de falar em público” pode estar relacionada ao medo de se expor e ao desconforto em não saber como se portar diante de uma plateia.

O medo e desconforto podem ocorrer por total falta de habilidade.

Por exemplo , quem nunca andou de bicicleta não adquiriu essa habilidade.

Essa falta de habilidade também pode ter sido iniciada na infância quando fazemos nossas primeiras exposições.

Vou citar alguns exemplos:

  1. Se em algum momento de nossa vida, em alguma apresentação, seja em colégio ou em algum outro lugar, alguém riu de nós e nos sentimos ridicularizados vivenciamos um desconforto e vergonha. A partir disso fugimos dessas situações. Essa fuga faz com que não desenvolvamos a habilidade em falar em público.
  2. Uma criança que sempre ouvia que era tímida ficava cada vez mais quieta e retraída. Passou à evitar se expor e só fazia apresentações no colégio por obrigação e sempre com muito sofrimento. Essa criança acreditou que era tímida e isso se tornou uma crença que atrapalha sua vida mesmo depois de se tornar uma pessoa adulta.

Falar em público é uma habilidade que como qualquer outra pode ser desenvolvida e quem desenvolvê-la com consciência e técnica passará a gostar de falar.

A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão.

Sir Francis Bacon

Como aprender a gostar de falar em público?

Como expliquei, algumas situações que ocorreram em nossas vidas podem ter gerado o fato de não gostarmos de falar em público.

Vou dar 7 passos para aprender a gostar:

  1. Fique ciente de que algumas situações ocorreram. Esse é o primeiro passo para mudar essa realidade.
  2. Saiba que isso pode ser mudado de fato. Ninguém está fadado a passar a vida toda fugindo de apresentações. Isso é bastante desgastante.
  3. Enfrente a situação. Isso é dar um passo ainda maior. Não peça que outra pessoa apresente por você. Se ela é capaz você também é. E se você achar que a pessoa fala bem, gosta de falar é porque certamente ela aproveita as oportunidades para falar. Tenha isso em mente. Para ajudar a superar o medo, você pode utilizar a técnica de visualização: feche os olhos, pense em experiências inspiradoras e antecipe, imagine sua apresentação ocorrendo bem, você estando relaxado e o público gostando.
  4. Identifique seus pontos fortes. Quais são seus pontos fortes? Olhe para eles. É uma bela voz, uma presença forte, uma postura alinhada, uma dicção boa? Utilize-os como vantagens e apoios para conseguir fazer uma boa apresentação, para ter um bom retorno e para sentir prazer. Tente desenvolver ainda mais esses pontos fortes, até ficarem excelentes. Você sentirá orgulho e terá prazer em praticar. Então, invista em suas qualidades!

falar em público professor

  1. Identifique os pontos a serem melhorados. Quais são os pontos que você quer melhorar? Se acha inibido, fala rápido demais, tem vícios de linguagem? Não é porque falei acima de investir nas suas qualidades que isso isenta você de trabalhar os pontos que você precisa aperfeiçoar. Em um primeiro momento, você pode ser pragmático e tomar as ações que terão mais efeito sobre sua prática (regra Pareto: 20% das medidas resolvem 80% dos problemas). Exemplo: você fala muito rápido e isso prejudica o entendimento do seu discurso. Se esforce no final de cada frase em dar uma pausa. No futuro, aprofundando esse assunto, você verá que pode também fazer pausas no meio da frase.
  2. Aproveite todas as oportunidades para praticar. Quanto mais repetir mais confiante você se torna.
  3. Se você tem interesse em ser eloquente, estude as técnicas de oratória: postura corporal, respiração, projeção vocal, dicção, ritmo e velocidade, técnicas de apresentação e de construção do discurso. Essas são as principais.

Lembrando duas regras fundamentais da oratória:

  • você fala para comunicar uma mensagem, que deve estar bem clara para você antes de começar a falar.
  • você fala para um interlocutor que vai receber e interpretar a sua mensagem. Fique atento ao seu interlocutor para fazer uma boa troca.

A consciência de si é fundamental para aprender a gostar de falar em público.

Aproveite oportunidades para falar e aproveite-as sempre.

Prepare-se. Não estude apenas o conteúdo.

Estude-se! Identifique seus pontos fortes e seus pontos a melhorar.

Observe-se usando as técnicas.

De tanto repetir, será mais fácil e prazeroso.

Falar em público é uma habilidade que, como qualquer outra, pode ser desenvolvida e quem desenvolvê-la com consciência e técnica passará a gostar.

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: