Como motivar falando com os 4 cérebros - Eloquência

Como motivar falando com os 4 cérebros

motivar

Recentes pesquisas em neurociências revelam 4 partes distintas que podem ser acionanadas para motivar pessoas a atingirem objetivos ou convencê-las a fazer coisas.

De acordo com a lei da atração, quando uma pessoa tem um objetivo, o fato dela visualizar o alvo e se imaginar alcançando-o vai atrair todos os meios para atingir o objetivo.

Além disso, neurociências revelam também que o nosso cérebro não faz a diferença entre o real e o imaginário, se o imaginário estiver muito bem feito.

Para isso,  é preciso ativar as 4 partes que vou detalhar mais a frente.

Uma vez que o cérebro está convencido de que o objetivo está já alcançado, não existem mais resistências para travar o desempenho.

O cérebro é dividido em dois hemisférios separados pelo «corpo caloso».

  • O cérebro esquerdo comanda a parte direita do corpo e é usado na análise, na lógica, na reflexão. A noção de Q.I. é mais relacionada a essa parte do cérebro.

  • O cérebro direito comanda a parte esquerda do corpo e é usada na imaginação, na criação, na abertura de espírito.

Quando o cérebro humano se distende para abrigar uma ideia nova, nunca mais volta à dimensão anterior.

Oliver Holmes

Além dessas duas partes, as neurociências tem acrescentado duas outras partes:

  • cerebelo, que fica no pescoço, atrás. Ele é fundamental no comando dos nossos movimentos.

  • O cérebro mediano, que gerencia as emoções.

Agora que apresentamos as 4 partes que devem ser envolvidas, segue como você vai falar com cada uma para que se imagine atingindo o objetivo.

Vamos tomar por exemplo que você queira emagrecer.

  • Quando subir na balança não vai mais ver 70 agora será 60. Vai precisar de jeans tamanho 38 porque esse 40 não dará mais (cérebro esquerdo: números).

  • Imagine agora você saindo do seu prédio e se olhando no espelho, magra e linda, ou na praia de bikini tomando um sol (cérebro direito: imaginação, visual).

  • Imagine-se agora indo para o seu treino na academia (não pode parar de fazer exercício né?), você está lá em cima da bicicleta pedalando, ou na esteira correndo, aproveitando que agora você tem um corpo mais magro então consegue fazer isso (cerebelo: movimentos).

  • E por fim, se imagine sentindo o prazer misturado com embaraço. O seu colega de trabalho  entra na copa de manhã onde você está tomando café. Ele faz um elogio sobre seu “novo” corpo, que você emagreceu e está linda. (cérebro mediano: emoções)

E aí? Sente que vai ser mais difícil impedir você de emagrecer agora? Já fez parte do caminho: a cabeça está pronta.

Para conseguir um objetivo, ou sentir a vontade de fazer algo, é preciso se projetar conseguindo alcançar o objetivo ou fazendo algo que quer.

Para ajudar na mudança, você deve procurar comunicar com todas as partes envolvidas nessa mudança: a parte analítica, a parte imaginativa, a parte dos movimentos e as emoções.

Para cada canal corresponde uma fala adequada: números, dados para o primeiro, cenas, situações para o segundo, gestos e movimentos para o terceiro, sensações e emoções para o quarto.

Mais uma ferramenta para ser eloquente. Essa técnica pode ser utilizada para persuadir, convencer, motivar, animar ou simplesmente ter mais impacto.

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply:

×