Como dizer não - Eloquência

Como dizer não

dizer não

Algumas pessoas tem dificuldade em dizer “não”.

Querem ser “legais demais” e muitas vezes aceitam várias coisas que na verdade não têm vontade de fazer.

Buscam reconhecimento e aceitação dessa forma, mas acabam sendo desprezadas pelos outros que acham que elas não têm personalidade. São pessoas que têm dificuldade em desenvolver carisma.

É fundamental então:

  • Parar de “ser legal” e começar a ser verdadeiro. Fazer ouvir a sua voz.

  • Saber dizer “não” quando sentir que é necessário.

Nota: Há diferença entre ser legal e ser gentil. O primeiro quer se definir em relação aos outros, o segundo é assim por dentro.

Para dizer NÃO sugiro então seguir as seguintes etapas:

1. Dependendo do que a pessoa ofereceu, expresse uma forma de gratidão por ela ter pensado em você.
  • Por exemplo: se um colega com quem está acostumado(a) a tomar café de manhã o chama  para sair sexta à noite com amigos dele, você pode dizer com sinceridade que está grato pelo convite.

  • Outro exemplo: o mesmo colega pergunta se você pode ajudá-lo a se mudar no próximo domingo de manhã. Você pode reagir de uma maneira simpática mostrando que ele está certo em perguntar porque vocês têm esse nível de intimidade.

Um não dito com convicção é melhor e mais importante que um sim dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações.

Mahatma Gandhi

2. Na hora de colocar o NÃO existem duas possibilidades:
  • Fale logo: “não poderei”.

  • Postergue e peça para responder mais tarde por mensagem ou email. Mais tarde, claro, mande a mensagem dizendo que não.

3. Não se justifique, porque se você der motivo, as pessoas mais animadas vão tentar contornar esse motivo para insistir.
  •  Por exemplo:  você declina o convite do colega que quer levá-lo para sair e tomar um chopp um dia, você disse que naquele dia não pode, então ele vai oferecer um outro dia.

  • você fala para alguém que não pode ir à festa dele porque não tem ninguém para ficar com seus filhos e a pessoa tenta convencer dando a opção de você ir com seus filhos.

Não importa qual desculpa você dará para à pessoa, se ela é insistente vai invalidar essa desculpa e tentar persuadir. Melhor não dar nenhuma então, é direito seu.

4. Ofereça uma alternativa:

se quem está perguntando é uma pessoa que você tem consideração ou carinho e quer manter boas relações, poderá querer diminuir o impacto da sua recusa oferecendo outra opção que satisfaça aos dois. Por exemplo:

  • se alguém quer que você trabalhe com ele mas você não pode ou prefere não,  pode apresentar outra pessoa que possa se interessar.

  • um conhecido quer bater um papo e sugere que almocem juntos. Você não conhece bem a pessoa e não quer se comprometer por muito tempo, então, ofereça tomar um café.

Essa sequencia é bem fácil de lembrar. Basicamente, você tem tato no início, no meio e no final. Está sendo bem sincero e direto. Acredito que na maneira de recusar é possível também ser eloquente, especialmente nas fases em que é atencioso.

Em muitas situações é necessário dizer NÃO.

Saber dizer NÃO é saber se posicionar!

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: